O Governo do Estado de São Paulo lançou, nesta última semana, um site oficial para o pré-cadastro da vacinação contra a COVID-19 no Brasil.
O site é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo para orientar a população sobre a vacinação contra a epidemia que ainda tem matado centenas de pessoas todos os dias.
O site pode ser acessado neste link. Nele, todas as pessoas aptas a receberem a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro e, nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas. O pré-cadastro não é um agendamento, mas garante um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evita aglomerações. O fornecimento das informações é opcional, mas a participação de cada um vai ajudar toda a sociedade.
Dessa forma, quem não conseguir fazer o pré-cadastro não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele.
Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos seus locais de trabalho. Caso você não faça parte da público alvo desta primeira etapa, vale acessar o site para saber qual o posto de vacinação mais próximo da sua residência. Basta clicar em LOCAIS DE VACINAÇÃO e digitar o seu CEP.
No entanto, já existem grupos aplicando golpes, pedindo informações pessoais e se passando por órgãos do Governo. Não forneça seus dados! O pré-cadastro está sendo feito apenas pelo site oficial, sem qualquer ligação por telefone, contato por e-mail ou Whatsapp. Fique atento!
Vacina foi desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech.
O cronograma estabelece cinco etapas de vacinação. Na primeira fase, a previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses.
Até o dia 28 de março, a estimativa é que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado estejam imunizados com as doses da Coronavac.