Há alguns anos, as compras de dezembro têm uma nova concorrente: a Black Friday em novembro. Muitos brasileiros já mantêm o costume de montar listas de desejos recheadas de itens a serem comprados nos poucos dias que integram o evento. A expectativa de 2020 é que a demanda online seja alta mesmo tendo em vista o cenário da pandemia e a redução do poder aquisitivo dos clientes com a baixa na economia e a instabilidade dos empregos.
Assim, quem se mostrar mais apto para a venda está na frente – como sempre. Por isso, vamos compartilhar algumas estratégias de marketing para esse período. Vamos lá:
Agora vamos imaginar que você fechou a venda e adquiriu um novo cliente. É hora de ficar atento à fidelização e o pós-venda e isso inclui ter total controle desde o pedido até a entrega do seu produto. A compra da Black Friday precisa se tornar um canal para fomentar as próximas vendas e para esses novos clientes, aposte em um bom e-mail marketing e descontos exclusivos para compras futuras nos meses de dezembro e janeiro.
De antemão, não é difícil prever que a Black Friday 2020 será diferente de todas as outras. A obrigatoriedade do distanciamento social levará grande parte dos compradores para uma – talvez primeira – grande experiência de compra online. Aposte em viabilizar ao máximo seu frete, formas de pagamento, tenha um time qualificado para atendimento e seja honesto com as políticas de desconto. Lembre-se que o consumidor dispõe de ferramentas que o deixa atento ao histórico de oscilações de preço.
Contudo, para empresas que tiveram um bom volume de vendas em maio, considerado o melhor mês de 2020 para o comércio mesmo com no cenário atual, as projeções são animadoras: é previsto um aumento de 20% a partir desses números fazendo com que a Black Friday ainda permaneça como um momento importante para o varejo no Brasil neste ano.
E você, está preparado para obter sucesso na próxima Black Friday?